O engenheiro civil sergipano, Ricardo Almeida foi o vencedor do 18º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerado o mais importante evento da área no país. O profissional concorreu pela categoria Obras Especiais, com o projeto “Arco Fachada Fundação Zerrenner”, construído no município de Sete Lagoas (MG). O Prêmio é uma iniciativa da Gerdau e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, (ABECE).
Os trabalhos laureados foram conhecidos em cerimônia realizada de maneira virtual. Para elaborar a lista dos vencedores, a comissão julgadora — formada por membros das duas instituições organizadoras — avaliou mais de 120 projetos inscritos. A decisão foi tomada com base nas análises de diferentes critérios, como o uso adequado dos materiais, a concepção estrutural, a economia de produtos, os processos construtivos, a beleza, a criatividade, a implantação harmônica em relação ao ambiente e a originalidade.
“Estou muito feliz e dedico essa premiação a todos os meus colegas engenheiros, especialmente de Sergipe. Essa conquista é resultado de um trabalho em equipe. Agradeço a todos que divulgaram e que votaram em meu projeto. É gratificante contribuir para elevar a engenharia estrutural e a engenharia sergipana”, disse Ricardo Almeida.
Arco Fachada Fundação Zerrenner
O presidente do Crea-SE, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira parabeniza o engenheiro Ricardo pela conquista da premiação e também a ABECE e a Gerdau pela iniciativa. “É um Prêmio que tem como maior objetivo destacar talentos da engenharia estrutural brasileira, a exemplo do engenheiro Ricardo. A premiação também é uma forma de fomentar a inovação em obras de engenharia estrutural, contribuindo para a valorização do setor”, afirma Silveira.
Ricardo Almeida é natural de Aracaju (SE). Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua no mercado da construção metálica desde 2001.
Texto: Crea-SE Ascom/Jornalista: Iris Valéria
Fotos: Jomar Bragança